Segunda Rodada

Ouça os podcasts produzidos na segunda rodada de atividades da nossa sexta temporada:

Comunicando a nossa memória:

O Projeto Memória da Comunicação organiza-se em torno da proposta de constituição de um acervo relacionado à trajetória do Curso e do Departamento. Célio Ribeiro e Thiago Peruch conversaram com a coordenadora do Projeto, Vanessa Veiga, que contou sobre a evolução do Memória e a conservação das lembranças da Comunicação.

Por que a literatura incomoda?

71133165_2692519527425382_7377719092481884160_o.png

Durante a bienal do livro do Rio de Janeiro, em setembro de 2019, o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, mandou um grupo de fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública ao evento para recolher um livro da Marvel Comics. E essa não é a primeira vez que a literatura sofre com a censura, mas por que será que ela tem esse histórico de incomodar tanto? Para falar sobre esse tema, Luana Lima e Maíra Ramos convidaram a professora do departamento de Comunicação Social da UFMG, Vanessa Brandão.

Mães cientistas: entre a maternidade e a carreira científica

70590265_2693155890695079_6358295045564530688_oQual é a realidade de uma mãe cientista? Depoimentos e pesquisas revelam a dificuldade não só de conciliar rotinas, mas como alvo de pressões e preconceitos. A licença-maternidade para pesquisadoras só foi alcançada em 2017, quase trinta anos depois da licença-maternidade para trabalhadoras vinculadas à CLT, concedida pela Constituição de 1988. Neste programa, entrevistamos Alessandra Ribeiro, que desenvolve uma pesquisa de mestrado sobre o tema com a orientação do Prof. Carlos Alberto de Carvalho.

Produção: Breno Benevides e Luiza Lisboa.
Ilustração: Dave Coverly

Fim dos likes no Instagram: preservação da saúde mental ou marketing capitalista?

71205827_2697322080278460_2473590159619129344_o.jpgSaúde mental ou estratégia de marketing? O Instagram recentemente anunciou mais uma alteração na sua dinâmica de uso. Agora, somente o dono do perfil poderá ver quantas curtidas suas publicações têm. No episódio de hoje, Felipe Villaça e Thais Christina conversam com a modelo, atriz e relações públicas Andreza Xavier (@dezaxavier_) a respeito dessa mudança.

Como se dão as queimadas no cerrado?

Nenhuma descrição de foto disponível.Você já ouviu falar em queimadas no Cerrado? Para entender como funciona esse fenômeno neste bioma Beatriz Kalil e Yves Vieira conversaram com o professor Geraldo Wilson Fernandes, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Ouça o programa:

Conversa com a Psicóloga Isabella Pereira Martins.

segunda rodadaA fim de compreender um pouco mais sobre saúde mental, Júlia Martins conversou com uma ex-aluna da UFMG, a Psicóloga Isabella Pereira Martins. Confira!

 

A luta por um futebol sem homofobia

O futebol sempre foi colocado como um espaço majoritariamente masculino. Mas essa mentalidade, além de prejudicar as mulheres, também atinge diretamente a comunidade LGBT. No programa de hoje, Helena Benfica e Sofia Leão conversam com Yuri Senna, cruzeirense que foi alvo de preconceito nas redes sociais. A discussão aborda como a homofobia está presente no esporte e de que forma podemos começar a mudar esse cenário.

A Cena Musical de Belo Horizonte

A música de BH faz sucesso no país inteiro. Desde os anos 60, com o Clube da Esquina, passando pelos grupos de pop rock dos anos 90 e chegando aos dias atuais com Djonga e Lagum, o som da capital mineira alcança todo Brasil. Hoje vamos descobrir um pouco mais sobre o cenário atual que vira Belo Horizonte de cabeça pra baixo, com artistas renomados nacionalmente, nos mais diversos estilos musicais.

A presença feminina nas arquibancadas

O que explica a baixa presença feminina nos estádios de futebol? Para se ter uma ideia, os programas de fidelidade do Atlético contam com apenas 9% de torcedoras, enquanto no Cruzeiro, esse número é de 10%. A professora Ana Carolina Vimieiro, coordenadora do Coletivo Marta da UFMG conduz algumas pesquisas nessa área e compartilhou com a gente suas experiências, tanto enquanto pesquisadora, quanto enquanto torcedora.