connte uma canção

 

Oferecer ao ouvinte uma informação diferenciada sobre uma canção a partir de um processo de pesquisa, redação, produção e locução de texto que reflita aspecto relevante em torno da história da referida canção, sua composição, letra e/ou correlação com a biografia do(a) intérprete e/ou compositor(es) ou mesmo do momento histórico/ contexto social em que ela foi gravada ou executada.

O ‘Conte uma Canção’ é coordenado pelo professor do curso de Comunicação Social da UFMG e colaborador da Rádio Terceiro Andar, Nísio Teixeira.  O programa também é transmitido na Rádio UFMG Educativa (104,5FM), de segunda a sexta, às 15h15.

‘Conte Uma Canção’: especial junino 

“Pula a fogueira iaiá, Pula a fogueira ioiô…” Para celebrar o período junino, a coluna ‘Conte uma Canção’ preparou um especial com canções de São João. Esquente o caldo, a canjica ou quentão, que você acompanha por aqui a história e curiosidades das músicas que dão ritmo e alegria à festa.

‘São João, Xangô Menino’

Tem mais quadrilha chegado aí gente! O ‘Conte Uma Canção’, em especial ao mês junino, traz a canção ‘São João, Xangô Menino’, dos Doces Bárbaros, que homenageia as tracionais festas juninas do nordeste. Ouça aí e entre no clima!

 

‘Quadrilha e quentão’

Anarriê, alavantú, balancê. Isso é francês? Não exatamente, mas os comandos da dança junina têm origem lá. Anarriê, por exemplo, vem de en arrière, palavra francesa que significa para trás. A coluna ‘Conte uma Canção’ desta terça-feira, em especial ao mês junino, traz esta e outras curiosidades da quadrilha, dança que se popularizou no Brasil. Confira!

‘Arrasta-pé’

Chegou a hora de entrar no clima junino e dançar um forrozinho ao som de ‘Arrasta-pé’, canção interpretada por Ademilde Fonseca, em 1951.

‘Eu sou o Baião’

Ritmo consagrado no Brasil por Luiz Gonzaga e o compositor Humberto Teixeira, o baião foi influência até para bandas internacionais, como The Beatles. A canção ” She Loves You”, dos garotos de Liverpool, lembra a marcação rítmica desse gênero. A voz feminina também teve presença marcante no baião, como a de Carmélia Alves. Considerada a rainha do baião por Luiz Gonzaga, ela interpretou a canção ‘Eu sou o Baião’ de Humberto Teixeira, que você conhece neste programa.

‘Pula Fogueira’

No programa de estreia, você confere a origem da festa e seus elementos, como a fogueira, que é tema da música ‘Pula Fogueira’, interpretada por Francisco Alves, em 1936.

 

‘Conte Uma Canção’: bandas de rock britânico

Queen

O Conte uma Canção de hoje é sobre a banda Queen! Formada em 1970 por Freddy Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor, ela conquistou a todos com seu estilo eclético, passando por várias vertentes do rock. As canções do Queen consagraram a banda como um dos maiores conjuntos de rock de todos os tempos!

Confira este episódio na série especial!

Eric Clapton

Você sabia que, apesar de falar sobre a cocaína, a canção “Cocaine”, de Eric Clapton, é antidrogas? Descubra curiosidades sobre essa música na série especial da coluna ‘Conte Uma Canção’ sobre o rock britânico.

Pink Floyd

‘The Dark Side of the Moon’ está na lista dos maiores álbuns da história do rock, com mais de 40 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. Também conhecido como o disco do “prisma”, o álbum conceitual da banda Pink Floyd critica o sistema capitalista e a ganância humana. Confira na coluna ‘Conte Uma Canção’ desta semana, sobre bandas de rock britânico, a história desse disco, que é considerado obra prima do rock.

Sid Vicius

De origem francesa, ‘My way’ é uma das canções mais regravadas no mundo, com versões célebres nas vozes de Frank Sinatra, Nina Sinome e Elvis Presley. No entanto, é de Sid Vicius, baixista do Sex Pistols uma das regravações mais curiosas. Na série sobre bandas britânicas, o ‘Conte uma Canção’ traz o cover feito pelo baixista, que não economizava em polêmicas. Ele foi preso depois de lançar a versão por suspeita de assassinar a namorada.

Supertramp

The Beatles, The Rolling Stones, Led Zeppelin…não é nenhuma novidade que o rock britânico transpôs fronteiras e invadiu o mundo. No Brasil, as bandas estouraram nas rádios, com músicas na lista das mais ouvidas no país. Agora, o estilo musical desembarca no ‘Conte uma Canção’, que preparou um programação especial com colunas sobre músicas e bandas britânicas.
Para iniciar, contamos a canção ‘The Logical Song’, de Roger Hodgson, interpretada pela banda Supertramp. A música, que critica o sistema educacional, foi a 26ª mais tocada nas rádios brasileiras, em 1979, ano em que foi lançada.

‘Conte Uma Canção’: bandas e artistas mineiros 

Beto Guedes

O último programa sobre artistas mineiros da coluna ‘Conte uma Canção’ fala sobre o mineiríssimo Beto Guedes!
Saiba mais sobre a obra e vida desse artista que participou do Clube da Esquina, movimento musical surgido na década de 60 na grande capital mineira, que impressinou o cenário da música brasileira com suas letras e melodias!

 Antenógenes Silva

Para valorizar a música mineira, a Coluna ‘Conte uma Canção’ dessa semana fala sobre Antenógenes Silva, natural de Uberaba, que conquistou a todos com seu acordeão! Saiba mais sobre a trajetória desse artista, desde sua primeira música até sua premiação como o maior sanfoneiro de oito baixos do mundo.

Lô Borges

Depois da mineiríssima Skank, a coluna ‘Conte uma Canção’ continua a contar a história de artistas e bandas de Minas. Na edição desta semana, você conhece um pouco mais da trajetória de Lô Borges e os mineiros de Santa Tereza! Dá o play e escuta aí!

Skank

Após as deliciosas canção natalinas, o ‘Conte Uma Canção’ volta com programação especial. Para a retomada, que tal um pouco de artistas e bandas da terrinha mineira? Saiba um pouco mais sobre a banda Skank. Com reconhecimento em todo o país, a banda nos lembra que muito mais do que pão-de-queijo e torresmo, Minas também é música! Ouça aí!

 

 

‘Conte Uma Canção’: canções natalinas

 

Na segunda temporada da Rádio, a coluna é dedicada à celebração natalina, com reapresentação de reportagens que contam as histórias das canções de Natal brasileiras.

 

 

 

Anúncios