TPROSA CORTADO

Nada substitui a leitura atenta de textos de pesquisa, artigos científicos, livros ensaísticos, obras de fundo e fôlego para quem quer se formar, saber mais, aprender, refletir, pensar. Mas após lermos um texto acadêmico – ou antes, ao nos prepararmos para a leitura -que tal uma boa conversa? O Teoria em Prosa: saberes em comunicação segue essa ideia. A cada programa, um convidado, um tema e uma conversa sobre um artigo, um livro ou um ensaio dedicado aos estudos da Comunicação. O texto que deu origem à conversa, você encontra na nossa página, assim como todos os programas. Ao passear por eles, esperamos que você tenha boas ideias, encontre modos interessantes de pensar, aprofunde-se em temas, descubra histórias (e filmes, peças, livros, narrativas, imagens…). Ouça e leia, leia e ouça!

O Teoria em Prosa: saberes em comunicação traz, a cada semestre, um conjunto de novos programas. Conduzido pelos professores Bruno Souza Leal, Camila Mantovani, Phellipy Jácome e Sônia Pessoa,  o projeto é uma ação de ensino, extensão e divulgação científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, aos Cursos de Graduação em Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas) e ao Departamento de Comunicação da UFMG.

Trabalhos técnicos: Frederico Pessoa (sonoplasta) e Warlen Valadares (estagiário)

Programas:

#14 Teoria em Prosa – Juarez Dias

JuarezDiasO Teoria em Prosa conversa com Juarez Guimarães Dias, professor do Departamento de Comunicação Social e um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional – Neepec. Neste episódio, Juarez aborda autoficção, performance e masculinidade na publicidade de si em redes sociais.


#13 Teoria em Prosa – Daniel Melo

DanielMeloO Teoria em Prosa conversa com Daniel Melo Ribeiro, professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Neste episódio, Daniel nos apresenta o conceito de mapeamento profundo (deep mapping) e suas potencialidades para se pensar as relações entre espaço, corpos e experiências.


#12 TEORIA EM PROSA – ROSE DE MELO ROCHA

RoseRochaO Teoria em Prosa recebe Rose de Melo Rocha, professora e pesquisadora da ESPM de São Paulo. Conversamos com Rose sobre os modos como pessoas subalternizadas no Brasil estão utilizando a cultura pop e audiovisual para expressão, resistência, luta e criatividade. Rose destaca a atuação de pessoas LGBT nos processos de remixagem de elementos da cultura pop e audiovisual para abrir brechas e dar-se voz. A dimensão política e estética desses “corpos que fervem” é, assim, destacada e valorizada.


#11 TEORIA EM PROSA – LAURA GUIMARÃES

LauraGuimarãesO Teoria em Prosa conversa com Laura Guimarães Corrêa, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG e coordenadora do Grupo de Pesquisa Coragem – Cor, Raça e Gênero. Neste episódio, Laura aborda o papel epistemológico e político de intelectuais negras, a partir de conceitos como o de interseccionalidade, para questionar metodologias supostamente “neutras”.


#10 Teoria em Prosa – joana ziller

JoanaZillerO Teoria em Prosa conversa com Joana Ziller, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, uma das coordenadoras do Nuccon, Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas e do GEL, Grupo de Estudos sobre Lesbianidades. Joana Ziller aborda neste programa Lesbianidades em rede: visibilidades, invisibilidades, estereótipos e preconceitos.


#09 Teoria em Prosa – Eduardo de Jesus

EduJesus O Teoria em Prosa conversa com Eduardo de Jesus, professor titular do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Neste episódio, discutimos as formas de apropriação e circulação de pessoas, imagens, objetos e mensagens no espaço urbano, a partir de dispositivos móveis em conexão. Tendo por foco a relação entre a cidade e as dinâmicas comunicacionais contemporâneas, somos levados a pensar outros modos de interação entre sujeitos e o espaço urbano.


#08 Teoria em Prosa – Verônica Soares

VeronicaVerônica Soares da Costa é a entrevistada do Teoria em Prosa. Doutora em Comunicação pelo PPGCOM da UFMG e jornalista do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica da Fapemig tem na divulgação científica um de seus interesses de pesquisa. Neste episódio, conversamos com a pesquisadora sobre o tema e seus entrelaçamentos com as questões de gênero. A partir de reflexões trazidas pela análise do canal Nerdologia, Verônica discute conosco questões fundamentais para se  pensar o fazer científico contemporâneo.


#07 Teoria em Prosa – Frederico Pessoa

FredO Teoria em Prosa conversa hoje com Frederico Pessoa, doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e sonoplasta do estúdio de rádio da Fafich. Neste episódio, discutimos escuta, sons e pensamentos, refletimos sobre territórios de escuta, imagens em movimento e deslocamentos epistemológicos, e comentamos algumas experiências de escuta que despertam o desejo de pesquisar.


#06 Teoria em Prosa – Maria Gislene Carvalho

GisaO Teoria em Prosa conversa com Maria Gislene Carvalho, doutora em Comunicação pelo PPGCOM da UFMG e pesquisadora do Tramas Comunicacionais. Neste episódio, Gisa aborda como a narrativa e a memória estão entrelaçadas e se materializam em redes textuais. Além disso, a pesquisadora comenta como trabalhou metodologicamente com um objeto, ao mesmo tempo, tradicional e indisciplinado: o cordel.


#05 Teoria em Prosa – Ângela Marques

AngelaMarques O Teoria em Prosa conversa com Ângela Marques, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Pesquisadora da comunicação organizacional, entre outras áreas de interesse, Ângela Marques aborda neste programa a comunicação pública, em suas possibilidades e tensões e para além da relação Estado e sociedade.


#04 Teoria em Prosa – Bruno Martins

Bruno_MartinsFB

Nesse episódio, Bruno Martins, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, nos apresenta a Sociedade Petalógica que, na segunda metade do século 19, reunia intelectuais e políticos com o objetivo de discutir os limites da mentira. A partir desse contexto, somos convidados a refletir sobre o universo midiático contemporâneo e suas fake news.


#03 Teoria em Prosa – Paula Simões

Paula_Simoes_FbNesse episódio, discutimos com Paula Guimarães Simões, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, as tensões entre acontecimento e celebridades, comentamos alguns episódios envolvendo pessoas famosas que despertaram a atenção do público e tentamos entender os fenômenos das celebridades efêmeras nos ambientes digitais.


#02 Teoria em Prosa – Jean-Luc Moriceau

Jean_Luc_Fb

Nesse episódio, discutimos com Jean-Luc Moriceau, do Institut Mines-Télécom, sua aproximação intelectual com o pensador americano Alphonso Lingis para refletir sobre caminhos da produção de conhecimento e a importância do encontro e dos afetos nesse processo.


#01 Teoria em Prosa – Carlos Mendonça

Carlos_Mendonca_Fb

Nesse episódio, discutimos com o professor Carlos Mendonça, do Departamento de Comunicação Social da UFMG as potências do afeto em nossas experiências e como realizar pesquisas a partir de uma perspectiva em que ação e paixão, corpo e mente, se complementam na busca pelo conhecimento.


Ouça também no Spotify (busque por Teoria em Prosa)!

2 comentários em “Teoria em Prosa: Saberes em Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s